quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Queimadas continuam acontecendo na serra da Pedra Branca

As queimadas, por incrível que pareça, ainda são um grande problema em nosso país e em Pedralva não é diferente.

Nos últimos 2 anos o GEPB tem intensificado suas ações no sentido de conscientizar a população sobre os grandes problemas causados pelas queimadas,  como a destruição das florestas e campos, como reflexo direto sobre a biodiversidade, a destruição do solo e consequentes problemas com erosão,  a contaminação das águas e principalmente do ar, o aumento no número de doenças respiratórias, entre outros.

Sem uma Política Municipal do Meio Ambiente efetiva e construída coletivamente não é possível controlar as queimadas e continuaremos a sentir seus efeitos danosos nos próximos anos.

Essa questão ganha ainda mais importância quando percebemos o descaso da Polícia Militar para atender a denúncias.

Entre os dias 2 e 10 de setembro o GEPB contatou a PM para que tomasse alguma atitude quanto a uma queimada que acontecia na serra da Pedra Branca, na altura do bairro Rocinha, nada foi feito. Pelo segundo ano consecutivo o proprietário da terra utilizou-se de queimada sem o menor cuidado e preocupação com a coletividade. Este proprietário responde na justiça pela queimada realizada no ano de 2010, mas nem isso o impediu de que mais uma vez se utilizasse deste recurso que só traz benefícios imediatos e que, no longo prazo, só traz prejuízos a ele próprio e ao restante da população.

Após denunciar a queimada ilegal à PM e não sermos atendidos, fomos até o local onde fotografamos e fizemos uma avaliação técnica (serviço de competência da Polícia Ambiental e IEF) que entregamos no escritório da Polícia Ambiental em Itajubá. Até o momento não temos notícia de que alguma coisa foi feita.

Foto do dia 02/09 às 13:11 (Foto: João Paulo Braga)


Foto do dia 05/09 às 17:15 (Foto: João Paulo Braga)


Foto do dia 08/09 às 11:08 (Foto: João Paulo Braga)

Foto do dia 09/09 às 12:19 (Foto: João Paulo Braga)


Nenhum comentário:

Postar um comentário